A palavra “Papas”, do grego Pappas, era utilizada carinhosamente para designar a figura do pai.

              É sabido que desde os tempos antigos os escudos possuíam uma considerável grandeza pois podiam proteger todo o corpo dos guerreiros. Inicialmente de madeira, coberto de duras peles e depois constituídos de diversos materiais inclusive o reluzente ouro. Essa representação o tornou um símbolo dos guerreiros sendo uma grande desonra sua perda em combate. Sempre foi motivo de grande orgulho para o guerreiro guardar brilhante o seu escudo. Nesse contexto o MC OS PAPAS criou seus dois escudos que representam de forma honrosa cada um de seus membros pois o MC OS PAPAS foi formado, inicialmente por casais.

          As chaves, novamente em dupla, simbolizam os objetos relacionados às mudanças, uma vez que permite encontrar o outro lado, no caso de portas, cofres e tudo que contenha uma fechadura. Dessa maneira, as chaves possuem um duplo papel, ou seja, de abertura e fechamento e, por isso, simbolizam o êxito, a libertação, a sabedoria, o conhecimento, a prosperidade e o mistério.

          A Mitra simboliza um capacete de defesa contra os adversários da verdade. Na mitologia a Mitra (ou Amigo) é o deus do Sol, da sabedoria e da guerra. Representava também o bem e a libertação da matéria.

         A Fênix é um pássaro da mitologia grega que quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. Característica de seus membros fundadores por se unirem na criação do MC OS PAPAS que representa um novo renascimento.

       O lema do MC OS PAPAS é representado em nossa frase FRATRES IN VIA que em latim quer dizer “Irmãos na estrada”. E o V logo abaixo do lema representa o número 5 em algarismo romano, correspondendo aos cinco membros fundadores.